quinta-feira, 23 de julho de 2009

Informativo 6/2009 - Dicas de Português. Ponto e Vírgula u Vírgula?

Por Thaís Nicoleti
"Gates justificou a medida com base na escalada de violência no Afeganistão e no necessário aumento da presença americana no país; na turbulência política no Paquistão; e em mudanças nos prazos de destacamento."
A passagem escolhida hoje apresenta um defeito de pontuação. O ponto e vírgula deve separar orações coordenadas assindéticas de estrutura similar ou itens de um lista desde que dispostos em linhas diferentes. A pausa representada por esse sinal gráfico é maior que a da vírgula e menor que a do ponto.
No período em questão, ocorre uma enumeração de termos de mesma função sintática ("com base na escalada..., na turbulência... e em mudanças..."), o que se marca com vírgulas (exceto antes da conjunção "e", que introduz o seu último elemento).
A expressão "e no necessário aumento da presença americana no país", embora iniciada pela conjunção "e", tem valor consecutivo, portanto não constitui um elemento da enumeração. Uma possibilidade de pontuação seriam os parênteses, que favorecem a leitura clara da sequência enumerativa.
Abaixo, uma sugestão de reformulação do texto:Gates justificou a medida com base na escalada da violência no Afeganistão (e no necessário aumento da presença americana no país), na turbulência política no Paquistão e em mudanças nos prazos de destacamento.


Paulo Ramos
Paulo Ramos é jornalista, professor e consultor de língua portuguesa do Grupo Folha-UOL

E-mail: peramos@uol.com.br
Fonte: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u1000.jhtm

6 comentários:

  1. Boa noite, depois de 35 anos, falo com saudade onde me formei na primeira turma em 1974. Fico feliz por encontrar este link. Sou Jônatas de França Barros, nascido em 01 de setembro de 1960 em Natal. Tenho várias fotos que guardo com recordação através do meu primeiro professor de educação física Lindomar da Silva Filho, que também foi meu aluno de doutorado depois de 35 aqnos, hoje ele está se doutorando nessa terçca feira dia 9/11 no Departamento de ed. Física da UFRN. Hoje moro em Brasilia e sou Diretor dea Faculdade de Educação Física da UnB e professor de mestrado e doutorado no programa de educação física e ciências da Saúde. Gostaria de reecontrar meus amigos de outrora que faz parte da história desse colégio. abraços e saudade de todos.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como posso obter meu Certificado de conclusão do ensino médio, conclui em 1987/1988, hoje resido em Afogados da Ingazeira/PE

    ResponderExcluir
  3. Saudades!!!
    Gostaria muito de voltar a ter contato com alguns amigos que fiz durante os anos que estudei ai, entre tantos sinto ssaudades de Alderi, Sandro, Manoel, Moacir(Recife), Paula, etc...

    ResponderExcluir
  4. Sou o Prof. Lindomar da Silva Filho e fui o primeiro professor de Educação Física da Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira que pertencia, à epoca, ao Complexo Escolar de Natal.Começei a lecionar justamente aí em 1972. Atualmente, sou professor de Educação Física da UFRN e possuo doce recordação dos momentos vividos. Possuo muitas fotografias desse tempo.Fico feliz em manter contato com vocês!

    ResponderExcluir
  5. Olá ! fui aluno dessa escola na turma da 8ª série, hoje 9º ano, no ano 1988, e gostaria de saber se no arquivo da escola, na disciplina de artes, se tem fotos dessa turma, já que fizemos um trabalho em comemoração ao centenário de abolição, com os professores Paulo estevam e Lourdinha Tinoco. Ficaria muito grato se me responderem. gg_pavelino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Fui aluna do professor Lindomar nesta mesma época. O melhor professor q já tive, lembro com carinho. No campeonato de basquete, a escola não tinha grana p levarmo até o local do evento, ele tirou dinheiro do bolso e pagou o táxi. Ainda q perdemos, mas ele sempre c espirito participativo e encorajador, fez a turma unida e forte. Saudades professor querido, do colega França, assim como todos daquela escola.abraços

    ResponderExcluir